08 passos para menos desigualdades para as mulheres no ambiente corporativo

As mulheres, com o passar do tempo, vêm conquistando seu espaço na Sociedade. Atualmente, basta olhar nos bancos das universidades para se perceber que o seu número aumentou muito. Décadas atrás, a realidade era outra, o acesso ao ensino superior era menor. Ainda é preciso investir em políticas públicas, por exemplo, na área da Saúde, para buscar garantir seus direitos básicos. No ambiente de trabalho, embora alguns acreditem que esse ponto se acha superado, na verdade, não é o que demonstra o artigo "A mulher e o labirinto da liderança" publicado por Alice H. Eagly e Linda L. Carli na Harvard Business Review, edição brasileira, de setembro de 2007, o que, após quase cinco anos, mantém-se atual e de extrema importância.
O artigo 5o, inciso I, da Constituição Brasileira, assegura que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações. Porém, como exposto, isso nem sempre se verifica.
Segundo as autoras, "A análise de ações na Justiça contra a discriminação revela, contudo, que esse remédio legalista pode não surtir efeito quando a desigualdade entre os sexos resulta de normas incutidas na estrutura e na cultura organizacionais." (EAGLY; CARLI, 2007, p. 43).
Devem ser, assim, para Eagly e Carly (2007, pp. 44-45), adotadas nas empresas, com vistas a reduzir desigualdades e para que mais mulheres cheguem a ala executiva, as seguintes medidas, segundo a matéria:
1) "Conscientizar as pessoas sobre as raízes psicológicas do preconceito em relação à mulher no comando e combater essas percepções";
2) "Mudar a norma das longas horas de trabalho";
3)" Reduzir a subjetividade da avaliação de desempenho";
4) "Empregar métodos de recrutamento abertos para preencher vagas, como classificados e agências de emprego, em vez de redes sociais informais e indicações";
5) "Garantir uma massa crítica de mulheres - e não só uma ou duas - em postos executivos para afastar o problema do simbolismo";
6) "Evitar instalar uma única mulher em equipes;
7) "Ajudar a reforçar o capital social";
8) "Preparar a mulher para a gerência de operações com postos exigentes".

E agora é hora de...


Conversa com Café!

O frio ainda não foi embora, aproveite para tomar um café e deixar sua opinião! Com certeza, poderá contribuir na construção de ideias com seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Mais Visitados