N. 124 - set / out
Executivos que comandam a área digital em empresas como Saint-Gobain, Tetrapak, Riachuelo, AES, Localiza, Vivo, Itaú, Hospital Albert Einstein e General Electric se reúnem para trocar experiências e acelerar a transformação de suas organizações | por Heinar Maracy
Executivos que comandam a área digital em empresas como Saint-Gobain, Tetrapak, Riachuelo, AES, Localiza, Vivo, Itaú, Hospital Albert Einstein e General Electric se reúnem para trocar experiências e acelerar a transformação de suas organizações | por Heinar Maracy
Todo trimestre, um grupo de cerca de 25 executivos das áreas de
inovação e marketing de grandes empresas se reúne em um casarão em um
bairro nobre dos Jardins, em São Paulo, para trocar ideias e
experiências sobre transformação digital.
O “clube”, como é chamado, foi idealizado em 2014 por Fabiano Sant’Ana,
CDO da Saint-Gobain para Brasil, Argentina e Chile, e começou a
funcionar em julho de 2015 na Maison Saint-Gobain. CDO é a sigla em
inglês de executivo-chefe da área digital. “Quando entrei na Saint
-Gobain, em dois meses chegamos à conclusão de que esse tipo de atuação
era muito recente no Brasil. Não existia um histórico a ponto de você
conseguir ter uma boa referência”, diz Sant’Ana.
Ele detectou que em alguns segmentos não industriais era possível
perceber maior relevância do digital, como o setor bancário e o de
varejo, e que era viável a troca de experiências entre não rivais.
Nota: A matéria traz três contextos que devem ser levados em conta; descobertas-chave; participantes e resultados. Apenas, um pequeno spoiler, referente aos resultados: "O sigilo é uma máxima em grupos desse tipo, mas o anfitrião Sant'Ana cria um resultado concreto: a conscientização de todos da necessidade de os apps mobile funcionarem também offline. Ela ocorreu quando o representante do Itaú compartilhou uma pesquisa sobre quão importante é ter aplicações funcionando tanto on como offline no Brasil, pelo fato de as conexões caírem muito aqui. Soluções para o problema, como a de usar SMS alternativamente à internet, foram trocadas. 'Depois dessa reunião, incluímos recursos offline em nossos apps', diz Sant'Ana. Reconhecer e reduzir o gap de fluência digital entre organizações estabelecidas e startups nativas digitais talvez seja um dos principais resultados desse clube."
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Boa leitura!
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