As atividades práticas da 3ª Edição do Programa Valorização de Iniciativas Tecnológicas (Vai Tec) começam nesta terça-feira (12). A iniciativa tem como principal objetivo apoiar empreendedores jovens de baixa renda das regiões periféricas da cidade, estimulando a transformação de ideias inovadoras em negócios tecnológicos sustentáveis.

O programa é uma iniciativa da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Adesampa), que opera em colaboração com a Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE). Com foco em capacitação, o Vai Tec foi reformulado e agora conta com quatro etapas. Ao fim do processo, oferece apoio financeiro de 32 mil reais para 24 projetos empreendedores ligados à tecnologia.
“É nosso papel inspirar estes jovens, ajudá-los a ter ideias e mostrar possíveis caminhos para transformar as experiências em negócios”, avalia a secretária municipal do Trabalho e Empreendedorismo, Aline Cardoso. “Vamos oferecer dinâmicas que possibilitem aos participantes a criação de redes de contatos dentro das suas comunidades, para que formem times que viabilizem seus empreendimentos”, afirma a secretária.
Nesta terceira edição, serão apresentadas diversas novidades em relação às edições anteriores. “O Programa terá um processo de seleção mais aberto e inclusivo, ao invés de selecionarmos os melhores projetos e apoiarmos somente estes empreendedores, vamos permitir que mais jovens participem de mentorias e capacitações, ao longo do processo seletivo”, explica Thaís Piffer, diretora da Adesampa.
A primeira etapa acontece na periferia das regiões norte, sul e leste da cidade. Serão feitos encontros para despertar a atitude empreendedora nos jovens e orientá-los a se inscrever no Programa. Os empreendedores locais apresentarão suas histórias de sucesso.
As atividades têm início na ETEC de Itaquera, em parceria com a Emperifa, a partir das 18h30, da terça-feira, para mobilizar os jovens da zona leste. Na quinta-feira (14), às 18h30, o encontro será na zona sul, em parceria com o Projeto Arrastão. Os eventos são abertos e gratuitos. Nas próximas semanas, o evento será realizado também na zona sul.
Nas próximas fases, o Vai Tec contará com diversas atividades. Na segunda etapa, chamada de “Ideação”, haverá oficinas para fomentar o desenvolvimento das ideias, a colaboração entre os empreendedores e a formação de equipes. Na terceira etapa, chamada de “Validação”, serão feitas capacitações e disponibilizadas ferramentas para tirar as ideias do papel. Por fim, a quarta etapa, chamada de “Pré-aceleração”, terá duração de seis meses. Nessa fase, terá será o acompanhamento dos projetos, que terão mentoria com especialistas, aulas para gestão do negócio, estímulo ao networking e apoio financeiro de 32 mil reais por projeto. Podem participar jovens a partir de 18 anos.
Para mais informações e inscrições para os encontros, acesse www.vaitec.com.br.
Serviço 
Programa Vai Tec (Etapa 1) 
Encontro de Inspiração - Região LesteDia: 12/12/2018Hora: 18h30Local: ETEC Itaquera II (Av. Miguel Inácio Curi, s/n, Vila Carmosina)

Encontro de Inspiração - Região Sul
Dia: 14/12/2018
Hora: 18h30
Local: Projeto Arrastão (Rua Dr. Joviano Pacheco de Aguirre, 255, Campo Limpo)

Sobre a Adesampa 
A Agência São Paulo de Desenvolvimento (Adesampa) é um serviço social autônomo, sem fins lucrativos, de interesse coletivo e utilidade pública. Tem como objetivo principal promover a implantação de políticas de desenvolvimento que contribuam para o crescimento econômico, por meio de ações de estímulo ao empreendedorismo e à inovação tecnológica, de maneira a reduzir desigualdades regionais, aumentar a competitividade econômica e apoiar a geração de empregos e de renda na cidade de São Paulo. Opera em colaboração com a Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo de São Paulo (SMTE).

Sobre o Vai Tec 
O Vai Tec é um programa municipal gerido pela Adesampa, que tem como objetivos: apoiar a criação e o fortalecimento de empreendimentos que desenvolvam produtos ou serviços inovadores, que utilizem tecnologia; disseminar a cultura e a educação empreendedoras; estimular a inserção de jovens de baixa renda no ecossistema de empreendedorismo e inovação da cidade de São Paulo; promover o desenvolvimento local e a geração de emprego e renda em regiões de vulnerabilidade social da cidade de São Paulo.