Mercado de Capitais | 12/12/2017


Negócios, Empresários, Empresário
Pixabay



Principais machetes do dia

Reuters | S&P, Dow rise with help from banks; Nasdaq lags

Último Instante | Bolsas da Europa ficam no azul com dados econômicos e BCE no radar

Jornal do Brasil | Bovespa encerra em alta apesar de notícias sobre reforma da Previdência

InfoMoney | Ibovespa sobe 1,4% e fecha na máxima do dia com data de julgamento de Lula

Leia também...

Boletim Contemporâneo | 12/12/2017

Correio Braziliense | Bitcoin causa euforia e preocupação; valorização é de 1.500% em 2017

Último Instante | Nasce a Bolsa de Moedas Virtuais Empresarias de São Paulo – BOMESP

InfoMoney | Gestor de US$ 42 bilhões teme bolha nas principais ações do mundo

InfoMoney | Ministro faz apelo: reforma da Previdência tem que ser votada antes das eleições


Notas Nossas

Bolsas do Estados Unidos

As bolsas de valores nos Estados Unidos tiveram alta hoje 12 de dezembro. Há a estimativa de corte de tributos no mercado corporativo, além da queda de inflação. Igualmente, o setor financeiro tem bom cenário de alta nas ações. Os juros americanos devem cair mais, o que favorece o mercado.

Bolsas da Europa

As bolsas de valores da Europa fecharam em alta hoje 12 de dezembro. As empresas financeiras ganharam força. Igualmente, as ações de energia subiram, com os preços do petróleo aumentando.

Bolsa de Valores (Brasil)

Apesar das incertezas acerca da Reforma da Previdência (mas com avanços), a Ibovespa tem alta. O caso do ex-presidente Lula do Triplex tem data para julgamento, o que impulsionou o mercado. A Bolsa de Valores de São Paulo terminou o dia com alta de 1,39%, a 73.813 pontos. Além disso, o Banco Central (BC), através do Copom (Comitê de Política Monetária) projetou baixa inflação e possível corte da taxa de juros para o ano que vem, o que foi bem visto pelo mercado. Estacio (+4,62%) e Kroton (+4,30%) estão entre as maiores altas do dia. As duas empresas na área de Educação (o brasileiro precisa se profissionalizar para resistir aos impactos do mercado de trabalho. Pode cortar gastos em cultura, sem deixar de usufruí-la. O mesmo parecido com a Educação. As mensalidades podem sofrer reajustes, além disso se trata de insumo a ser valorizado e pago mesmo com dificuldades). Dólar, por sua vez, fecha a R$ 3,307.

Moedas Virtuais

Em que pese o alvoroço em torno das moedas digitais, com alta valorização, sendo, inclusive, negociadas em Bolsa própria no Brasil, bem como no exterior; acredito que o nicho merece atenção e cautela. Os ganhos elevados têm atraído investidores. Todavia, não descarto "Bolha" no setor. Por dois motivos: 1) trata-se de mercado não regulado e, por isso, instável; e 2) assim como em outros momentos históricos de crise, as moedas virtuais têm elevação extremamente alta, o que antecipa um momento de queda abrupta. Não digo que não se deve investir. Pelo menos, por ora, até sofrer regulação e o cenário se tornar menos incerto.


AVISO: Esta análise tem por finalidade apenas informar nosso posicionamento diante dos cenários econômico e financeiro. NÃO tem por finalidade sugerir a alteração de carteira ou levar o investidor a decidir de fato que decisão tomar no mercado de ações.

ANALISTA: Nicholas Merlone. Mestre em Direito Político e Econômico pelo Mackenzie (distinção). Foi integrante do grupo de pesquisa Estado e Economia (2012 - 2016) na mesma instituição. Empreendedor & Articulista. Advogado Empresarial e Social. Autor do artigo: "Bolsa de Valores ao alcance de todos (pessoas e empresas)".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Mais Visitados