ELEMENTOS INTRODUTÓRIOS DE SOCIOLOGIA

Numa sociedade moderna, o sujeito enfrenta no cotidiano algumas situações.

Resultado de imagem para sociologia

Antes | O que é Sociedade?

"A sociedade é uma rede de relações entre indivíduos, entre grupos sociais e entre instituições." 

Pois bem...

PRIMEIRA SITUAÇÃO - uma eleição para prefeito da cidade.

O eleitor cidadão deve votar num candidato que vai representá-lo por anos. Como opta pelo candidato?

Ele escolhe o candidato trocando ideias com outras pessoas, lendo jornais, revistas, pesquisas, e assistindo a notícias na televisão, sem deixar de se informar pela Internet.

SEGUNDA SITUAÇÃO - um aluno de uma escola, um estudante de universidade.

Após alguns anos ele termina o curso. Durante esse período, ele vai ter mudado. Adquiriu novos conhecimentos, novas experiências e passou a ser visto de modo diverso pelos outros. Ele se tornou médico, advogado, engenheiro, professor, passando a integrar um grupo social.

TERCEIRA SITUAÇÃO - uma fábrica.

Nela, há os trabalhadores e os empregadores. Caso haja uma greve, os dois vão se colocar de lados opostos, independente de seus laços de amizade.

PERGUNTA!

O que há de comum entre os três casos?

Com razão, a resposta para os três casos está no fato de que se pode explicá-los com base numa análise social, de toda a sociedade em cena e não a partir de um sujeito isolado.

EM RESUMO:

Os pensadores do passado se interessavam por esses problemas e, assim, lançaram as bases da Sociologia como Ciência, para estudar a sociedade atual, além da realidade do indivíduo e da própria sociedade moderna, como dito. Em suma, "você é um ser social".

Afinal, o que é sociologia?

A sociologia estuda fenômenos sociais que nos atingem no cotidiano. Tais fenômenos não raras vezes nos causam perguntas. Por que a vida em sociedade é do jeito que é? Por que existe a desigualdade social? Por que certas coisas são proibidas e são colocadas como obrigatórias? Por que os governos se organizam de determinada forma?

A sociologia aborda questões com uma linguagem própria, ajudando-nos a refletir a cerca das certezas que temos, observando-as em perspectiva.

Com efeito, uma das características da sociologia é o "pensar sociológico", precisando as noções que possuímos sobre o que nos rodeia. Nada melhor então do que conhecer as várias faces da vida social.

As relações entre os seres humanos na sociedade se chamam relações sociais, sendo assim as bases da sociedade. Com isso, o exame do modo como os seres humanos se relacionam na vida social constitui o objeto de estudo da Sociologia: ou seja, a própria sociedade.

Nesse sentido, o esporte coletivo, como futebol ou basquete, trata-se de uma forma de interação social entre as pessoas.

Resultado de imagem para futebol

As Ciências Sociais assim se dividem:

1) Sociologia: "Estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. A Sociologia envolve, portanto, o estudo da estrutura social, dos grupos e das relações sociais, da divisão da sociedade em classes e camadas, da mobilidade social, das instituições, das relações de trabalho, dos processos de cooperação, competição e conflito na sociedade, etc."

2) Economia: "Tem por objeto as atividades humanas ligadas à produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços. Portanto, são fenômenos estudados pela Economia as atividades agrícolas e industriais, o comércio, o mercado financeiro (bancos, bolsas de valores, etc.), a distribuição de renda, a política salarial, a produtividade das empresas, etc."

3) Antropologia: "Estuda a produção cultural, as semelhanças e as diferenças culturais entre os vários agrupamentos humanos, assim como a origem e evolução das culturas. São objetos de estudo da Antropologia os tipos de organização familiar, as religiões, a magia, os ritos de iniciação dos jovens, o casamento, etc."

4) Ciência Política: "Ocupa-se da distribuição de poder na sociedade, assim como da formação e do desenvolvimento das diversas formas de governo. Estuda também os partidos políticos, os mecanismos eleitorais, etc."

EM RESUMO: Não há uma diferenciação exata entre essas Ciências Sociais. Na realidade, elas são complementares e juntas explicam os fenômenos da vida social.

Resultado de imagem para sociologia

Referências Bibliográficas


BOMENY, Helena; FREIRE-MEDEIROS, Bianca (Coord.). Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. São Paulo: Editora do Brasil, 2010. pp.  8-9.

OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução à Sociologia. 1a. edição. 4a. impressão. São Paulo: Ática, 2009. pp. 7-16.

TOMAZI, Nelson Dacio (Coord.). Iniciação à Sociologia. 2a. edição. São Paulo: Atual, 2000. pp. 13-17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Mais Visitados