Resenha da obra "Nunca Deixe de Tentar", de Michael Jordan

Publicado originalmente no Portal Administradores, em maio de 2017.


Resultado de imagem para nunca deixe de tentar

Por Nicholas Merlone
No esporte, na guerra e na vida profissional... "Nunca deixe de tentar"...
"Nunca deixe de tentar vai servir de inspiração para todos aqueles que desejam atingir seus objetivos e realizar seus sonhos, sem se intimidar com a pressão permanente por resultados em um mundo cada vez mais competitivo."
Jordan aborda o tema de modo simples e direto. Destaca a relevância de marcar metas, controlar o foco e não ter medo. Além disso, explica como vê o fracasso como ponte para novas tentativas.
O autor trata do comprometimento, da determinação, do trabalho em equipe, da capacidade de liderança e de sua dedicação para concretização dos fundamentos em pauta.

Bernardinho, técnico da seleção brasileira de vôlei, comenta a obra de Jordan. Em sua apresentação, comenta: "Esta é a principal característica dos grandes campeões: saber lidar com as adversidades, mantendo a determinação na busca dos objetivos, sem recorrer a álibis e com o espírito fortalecido e motivado para ultrapassar os obstáculos. É isso, certamente, o que Michael Jordan representa."
No que se refere aos objetivos, Jordan afirma:
1. Metas | "Um passo de cada vez. Não consigo imaginar nenhuma outra maneira de realizar algo."; Nota Nossa:Time after Time.
2. Medo | "O medo é uma ilusão."; Nota Nossa: Nada a Temer!
3. Comprometimento | "Não existem atalhos."; Nota Nossa: 90% transpiração ; 10% inspiração - Thomas Edison.
4. Trabalho em equipe | "O talento ganha jogos, mas trabalho em equipe e inteligência vencem campeonatos."; Nota Nossa: Dream Team? Só que não...
5. Fundamentos | "No instante em que você se afasta dos fundamentos, tudo pode ir por água abaixo"; Nota Nossa: Já dizia meu professor de  Direito Penal, no segundo ano da faculdade: "Domine a base!"
6. Liderança | "Sem o respaldo do desempenho e do trabalho duro, as palavras não significam nada." Nota Nossa: Líderes lideram pelo exemplo e não criam seguidores, mas, sim, novos líderes.
Resumo da Partida: "Nunca deixe de tentar". Afinal...
"Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas..." - Sun Tzu
No esporte, na guerra e na vida profissional... "Nunca deixe de tentar"! Jordan
"Seja a mudança e a transformação de Você mesmo(a) e do mundo ao seu redor." - Nicholas Merlone

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Mais Visitados