Por Maria do Carmo Carrasco
Estamos
vivendo em um momento de mudanças de paradigmas e isso pode ser
comprovadamente percebido no uso das mídias sociais. As pessoas passam a
maior parte do tempo conectadas nas redes sociais e desta forma a
comunicação digital, sua imagem e performance comunicacional, se tornam
aspectos relevantes.
Hoje
temos em torno de 1,5 milhão de usuários do facebook no mundo. Só no
Brasil temos 90 milhões de usuários, sendo que este cenário cresce
rapidamente no montante de perfis pessoais e para negócios,
principalmente com o uso do marketing digital.
Existe
um apelo de utilização das mídias sociais não só como um facilitador de
relacionamento e comunicação interpessoal, mas também tem sido
considerada uma ferramenta eficaz para relações profissionais, negócios,
produção de conhecimento e conteúdo.
Desta forma promove uma integração de pessoas, produtos e serviços, em tempo real.
Mas,
para todo cenário, é fundamental organizar uma regra, que aqui vou
chamar de ETIQUETA VIRTUAL, ou DIRETRIZES DA NETIQUETA (conjunto de
regras de etiqueta na rede) como denomino. É importante citar que as
regras apresentam certa variação de acordo com o tipo de rede, tipo de
serviço e nível de acesso.
Sabemos
que a realidade demonstra um ritmo alucinado de envio e recebimento de
informações, mensagens, imagens, conteúdos etc. e isso provoca, no geral
dificuldades para separar a vida profissional e pessoal. Observamos que
as novas tecnologias estão de fato eliminando as fronteiras entre a
casa e o escritório, pois se torna difícil separar exatamente o que é
privado, do público, assim como o que é profissional do pessoal.
Para
aproveitarmos todas as possibilidades de conexões e contatos para
relacionamentos e negócios, alguns cuidados neste cenário são
necessários, assim utilizar e aplicar as DIRETRIZES DA NETIQUETA E DA
ORATÓRIA CONTEMPORÂNEA facilitará o gerenciamento do nosso comportamento
comunicacional, da nossa imagem on line e da comunicação digital
pertinente de acordo com a situação. É fundamental zelar pela nossa
imagem nas redes sociais.
Assim temos:
1 FOTOS:
As
fotos utilizadas falam muito sobre nós: nossa linguagem corporal,
expressões faciais que denotam emoções e sentimentos, roupas e cores
utilizadas que nos remete aos hábitos e comportamentos ESTÃO EM
EVIDÊNCIA. Tudo é motivo para passar uma impressão a nosso respeito.
Desta forma escolha bem as diferentes fotos de acordo com as redes
sociais, pois cada mídia tem sua especificidade e objetivo. Mas saiba
que o mais importante é ser natural, original e manter a sua
individualidade. Seja você mesmo. Então, confira alguns cuidados:
Facebook (uso mais pessoal): tanto
as fotos de perfil, como a de capa, podem ser mais descontraídas, mas
mesmo assim, observe alguns cuidados em relação ao cenário, ou seja, com
os objetos, espaço utilizado, cores de roupas, acessórios e paisagens.
Se você pretende utilizar a sua conta para realizar o seu marketing
pessoal cuidado com a comunicação visual de acordo com seus objetivos
profissionais, pois é preciso passar uma imagem positiva.
Facebook (uso profissional ou de empresa – fanpage): as
fotos de perfil e de capa precisam refletir a filosofia e identidade da
prestação de serviço ou empresa, deve ser um pouco mais formal, de boa
qualidade, com um cenário equilibrado, vestuário de acordo com o
segmento de atuação e conteúdo escrito apropriado.
Obs.: Cuidado
para não misturar perfil pessoal do facebook com a fanpage. E também
com o tamanho das fotos. O tamanho ideal deve seguir o seguinte:
- Tamanho da capa de perfil do Facebook: 851px x 315 px
- Tamanho da foto de perfil do Facebook: 180px x 180px
- Tamanho da imagem de postagem do Facebook: 1200px X 1200px
WhatsApp: também
muito utilizado para negócios deve manter um formato mais neutro.
Utilizando fotos de fácil reconhecimento. Se adicionar algum colega
lembre-se de se apresentar e avisar quem você é. Abaixo o tamanho ideal
da foto:
- Tamanho da foto de perfil do Whats App: 192 x 192px
Linkedin: essencialmente
profissional. È utilizado para aumentar a sua network. Deve passar um
ar profissional, denotando seriedade e compatível com seu resumo de
qualificações e segmento de atuação, principalmente se estiver em busca
de novas oportunidades. Por isso fique atento ao tamanho das fotos e
imagens. Siga a seguinte recomendação de tamanho:
- Tamanho da capa de perfil do Linkedin para Empresas: 1400 x 425 px.
- Tamanho da foto de perfil do Linkedin para Empresas: 100px x 60 px
Instagram: diferentemente
do linkedin pode ser um perfil mais leve e descontraído. Interessante
notar que as imagens falam mais do que palavras. De acordo com estudos a
maioria das pessoas são mais visuais, passando e retendo com mais
facilidade informações ligadas as imagens. Desta forma será necessário
utilizar a inteligência visual e a criatividade. Cuidado com os tamanhos
das fotos:
- Tamanho da foto de perfil do Instagram: 110 x 110px
- Tamanho da imagem de postagem do Instagram: 640 x 640 px
Twitter: esta
mídia é mais para conteúdo rápido e instantâneo. O ideal é padronizar
as fotos das mídias utilizadas por você, sempre levando em consideração
os objetivos.
- Tamanho da capa de perfil do Twitter: 1500 x 500px
- Tamanho da foto de perfil do Twitter: 400px x 400px (mas será exibido em 200 x 200 px)
- Tamanho da imagem de postagem do Twitter: 506 x 253 px.
2 REDAÇÃO:
Para a redação nas redes sociais ainda continua valendo as regras gramaticais e ortográficas.
Como
se sabe, a comunicação virtual é desprovida dos sinais da comunicação
verbal-falada e não-verbal: entonação, ênfase, inflexão e modulação da
voz, assim como a linguagem corporal, expressão facial, meneios de
cabeça, gestos etc. Por conta disto tem sido muito utilizado o
internetês, como por exemplo: aki, tc, tb, ñ, rs, kkk, aff, haha etc e
os emoticons ou smilies. Observamos que a falta da comunicação
face-a-face tem gerado muitas falhas na comunicação eletrônica.
Por
isso cuidado com a pontuação, acentuação, abreviaturas, o uso exagerado
do internetês e, os emoticons ou smilies. Em todos os casos se for
utilizar, é melhor com pessoas mais próximas.
Para os E-mails corporativos é necessário seguir alguns cuidados destacados nas regras da netiqueta:
Preencha
de forma adequada os elementos: destinatário e o assunto específico.
Para organizar a mensagem divida o texto em saudação, corpo da mensagem
(assunto central e objetivo) e finalização, mantendo uma forma ordenada,
objetiva, clara e concisa. Para facilitar o entendimento do texto,
capriche na estética textual separando os parágrafos. Verifique também o
layout e a assinatura, a qual deve conter sempre as informações
necessárias de contato e da empresa. Evite utilizar letras maiúsculas,
negritos e sublinhados em excesso. Evite o uso deemoticons ou smilies que devem ficar mais restritos ao facebook e para o WhatsApp de contatos pessoais.
3 LISTA:
Quem eu devo adicionar:
- Pessoas conhecidas: É muito mais confortável e fácil adicionar pessoas conhecidas tanto no facebook como no WhatsApp.
- Pessoas desconhecidas: Já as pessoas desconhecidas devem ser aquelas relacionadas com as áreas de interesse profissional, estudo ou ainda que façam parte da lista de amigos ou indicados.
- Colegas de trabalho: se for convidado por um colega de trabalho, é de bom tom aceitar. No entanto, cuidado com as postagens. E, em momento oportuno, comente com seu colega, que no geral, você utiliza as redes sociais para lazer e relacionamentos interpessoais.
- Chefes e Funcionários: Tanto chefes como funcionários devem ter em mente que existe uma etiqueta na rede. Assim, o contato profissional deverá ser realizado dentro do horário de expediente. O contato deve ser feito em casos urgentes e se realmente necessário. Pode ser ainda utilizado durante o período de trabalho, se for uma ferramenta adicional de contato da empresa.
- Médicos advogados, dentistas, pediatras: observa-se que com a utilização de promoção de serviços e produtos, muitos profissionais e clientes estão conectados. Assim é usual ter na lista de amigos: médicos, dentistas, advogados, clientes, familiares etc. Se o momento exigir um contato urgente, o mais propício é utilizar o WhatsApp ou telefone. Use o seu bom senso. Se não for urgente entre em contato no dia seguinte por telefone e pergunte por qual mídia social pode contactar.
- No final de semana evite contatos profissionais pelas mídias sociais. Só entre em contato se for combinado.
REGRAS DE OURO E DIRETRIZES DA NETIQUETA:
- Seja cuidadoso, por isso não reclame demasiadamente, ou exagere na demonstração de atividades diárias
- Lembre-se que do outro lado temos seres humanos
- Ao publicar algum conteúdo, que este esteja de acordo com suas atribuições profissionais, padrões e valores
- Seja ético
- Cuidado para não divulgar, o que não falaria em uma conversa presencial
- Se errar, faça uma nova edição e seja rápido na correção. Se houver dúvida, melhor não publicar. Pense bem antes de escrever.
- Continue utilizando na Internet as mesmas regras e padrões de comportamento que utiliza no dia-a-dia
- Lembre-se que não somos o centro do ciberespaço
- Respeite a privacidade dos demais
- Não abuse dos benefícios que possa ter por conta das informações que tem acesso nos e-mails e ambiente corporativo
- Seja comedido e se for necessário desculpe os erros dos outros
- Lembre-se que na linguagem escrita não é possível definir entonação existente. Por isso cuidado com a ordenação didática da informação.
Este
texto foi organizado com base na minha experiência e estudo em
marketing digital e comunicação para mídias sociais, assim como a
metodologia que desenvolvi e denominei de fonoaudiologia empresarial.
Também
tomei como base as literaturas que publiquei em Comunicação
Empresarial, Fonoaudiologia Empresarial e Diretrizes da Netiqueta.
Fonte original: Cop Consultoria / Maria do Carmo Carrasco 2017.
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