EXAME | AS 1000 Maiores Empresas do Brasil

EDIÇÃO ESPECIAL

EXAME - 50 anos

Agosto / 2017

MELHORES & MAIORES

AS 1000 Maiores Empresas do Brasil

Carta ao Leitor

PARA AQUELES QUE tiveram a sorte de viver o momento, ficaram na memória as imagens da queda do Muro de Berlim em 1989. Um divisor de águas na trajetória recente da humanidade, o fato levou o sociólogo americano Francis Fukuyama a uma conclusão que o tornaria famoso e geraria polêmica nos anos seguintes. No artigo O Fim da História, ele pontuou que a derrocada do comunismo comprovava a preponderância do modelo ocidental que combina democracia liberal com economia de mercado. Nos anos seguintes, ao aprofundar suas análises em livros que mergulharam na evolução do entrelaçamento de política e economia no mundo ao longo de centenas de anos, ele indicou que o sucesso de uma nação depende de três elementos dosados de forma equilibrada: um Estado forte, uma lei que se estenda a todos os cidadãos e a sujeição dos governantes a algum tipo de prestação de contas de seus atos.

O Brasil de hoje é um laboratório vivo para checar as ideias de Fukuyama. Os três elementos apontados por ele se apresentam aqui de modo insuficiente. Temos um Estado que é forte na carga em que impõe a empresas e cidadãos e fraco no cumprimento de seus deveres. Nossas leis visivelmente têm aplicação variável conforme a circunstância e os circunstantes. E transparência sobre seus atos não é o forte de nossos políticos e de nosso poder público - basta ver o que muitos fizeram ao ser deixados sem uma adequada fiscalização. Felizmente, as três frentes estão atualmente sob um escrutínio maior da sociedade. O ataque nunca antes visto à corrupção, uma cobrança maior - na forma de rejeição, por enquanto - à classe política e o repúdio a conceitos que se mostraram nefastos para a economia são exemplos de avanços. Há também recuos. O movimento não é uniforme nem unidirecional, mas tem prevalecido no Brasil o fortalecimento dos pilares da democracia e da economia movida pela livre-iniciativa.

[...]

Ainda que de forma um tanto tortuosa, o Brasil parece mais perto de superar a crise. Nesta batalha para alcançar o equilíbrio, EXAME reafirma sua determinação de disseminar informação de qualidade e análise profunda dos desafios que temos. É o que esperam nossos leitores - e nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Mais Visitados