ENSINO MÉDIO | GEOGRAFIA - Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente

Estimados alunos, estimadas alunas do Ensino Médio!

Tudo bem?

Sejam bem-vindos(as)!

Vocês vão querer saber um pouco sobre desenvolvimento sustentável e meio ambiente. Tenho certeza disso!

O que é desenvolvimento sustentável? Não sabe? Confira. Já sabe? Veja de novo e reforce seu conhecimento.

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Fonte: Idea Consultores

Pois bem...

Demétrio Magnoli e Regina Araújo, na unidade 4, de seu livro (Geografia Geral e Brasil) tratam da Dinâmica da Natureza e a Questão Ambiental.

Com relação à Ecologia e política ambiental, abordam o progresso e a destruição do meio ambiente.

Iniciam o estudo com a frase: "A Terra é azul.". E dizem que a frase foi dita de início, em russo, pelo cosmonauta soviético Iúri Gagárin, o pioneiro das viagens espaciais tripuladas, em 12 de abril de 1961. Hoje em dia, somente 03 décadas após, a descoberta de Gagárin virou lugar comum. Nesse cenário, é fácil deixar passar que o homem levou 10 milênios para ver seu planeta pelo exterior e determinar sua aparência. (veja: Demétrio Magnoli; Regina Araujo. Geografia Geral e Brasil. Paisagem & Território. p. 258)

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Fonte: @terra_azul | Twitter

O autor e a autora, assim, expõem toda a evolução história do progresso e destruição do meio ambiente, chegando à crise ecológica global, que se trata de uma crise da definição de desenvolvimento econômico. Ao redor do globo surge uma nova consciência ecológica que interfere no âmbito da política e implica com as bases tradicionais de progresso. (Magnoli; Araújo. pp. 258 - 259)

Segundo os autores, na ONU (Organização das Nações Unidas), uma parte de especialistas sugerem que as tomadas de decisão clássicas de desenvolvimento econômico sejam alteradas, tirando do PIB (Produto Interno Bruto) e do PNB (Produto Nacional Bruto) os fatores de degradação do meio ambiente quantificáveis. Problematizam, então: "O planeta azul pode estar em perigo". (Magnoli; Araújo. p. 259)

Visto isso, para nós, a preocupação com um meio ambiente ecologicamente equilibrado implica que nós devemos buscar um desenvolvimento sustentável. Isto é, preservado para as presentes e futuras gerações, conciliando-se isso com o desenvolvimento econômico. O desenvolvimento econômico deve ser buscado pelos países, assim, acima de tudo, em harmonia com a preservação ambiental.

Veja agora a relevância da agricultura no Brasil.

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Fonte: Revista Galileu

Para tanto,vamos utilizar o livro 5 (Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia Econômica do Brasil - de Vera Lúcia da Costa Antunes / Coleção Objetivo. p. 3).

Em nosso país, a agricultura se coloca como uma jogadora fundamental na partida do processo de desenvolvimento.

Ela objetiva 03 (três) pontos elementares: "1) abastecer a população urbana; 2) gerar excedentes para a exportação; 3) produzir matérias-primas para o setor industrial e para a produção do álcool e o biodiesel."

Nesse panorama, é importante indicar a relevância da agricultura familiar. Portanto, sugerimos a leitura sobre o tema, clicando aqui.



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Fonte: Cultura Mix.

Igualmente, é importante conhecer o conceito de agronegócio. Para tanto, apontamos a leitura do assunto, vendo aqui.

Vamos estudar agora a questão da Indústria e do Meio Ambiente.



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Fonte: agua.org.br

Vamos, assim, utilizar o livro: Geografia. Coleção Anglo, de Helio Garcia; Reinaldo Scalzaretto; e Tito Marcio Garavello.

Os autores trazem, então, a essência da questão ambiental. Segundo eles, qualquer produção econômica feita pela humanidade traz modificações ambientais. O cerne do assunto se trata da extensão e o ritmo da modificação. Os autores indicam que, na Antiguidade, quando derrubavam uma árvore para construir uma casa o homem já causava modificações no meio ambiente. (Garcia; Scalzaretto; e Garavello. Capítulo 18. p. 349)





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Fonte: desenvolvimentistas.com.br

Além disso, afirmam: "A atmosfera, o solo e as águas das zonas industriais são, geralmente, muito poluídos, pois para os empresários os custos de controle de emissão de poluentes são elevados e reduzem os seus lucros." (p. 349)


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Fonte: Cultura Mix.

Quanto ao modelo de produção industrial e a poluição, dizem: "A coleta de lixo e o seu tratamento é um dos maiores problemas nas sociedades industriais modernas. Devido ao elevado volume produzido diariamente, a falha na coleta pode criar um caos urbano.". (p. 351)

Pois bem...

Agora, vamos abordar: Tratados e Convenções Internacionais sobre a defesa do meio ambiente.






Estude mais... Estude agora:





Exercício para verificar o entendimento da matéria.

  • Resuma / Disserte com suas próprias palavras o que entendeu sobre o tema acima (Tratados e Convenções Internacionais sobre a defesa do meio ambiente) - Utilize o limite de 1 página com 5 parágrafos. Lembrando: Introdução (1 parágrafo, inaugura, apresenta o assunto) / Desenvolvimento (3 parágrafos - 1 para cada assunto) / Conclusão. (1 parágrafo, traz ideia inicial de novo e finaliza com opinião crítica)
  • Leia depois em voz alta para um(a) amigo(a) e discutam o assunto.

Sobre o Desenvolvimento Industrial, estude:


09 Leituras Complementares sobre a 4a. Revolução Industrial




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Fonte: 4a. Revolução Industrial. BBC.


Boa leitur@! Bons Estudos!

1- VEJA | ‘Quarta revolução industrial’ acabará com 7 milhões de empregos até 2020 

2 - ESTADÃO | Vem aí a quarta revolução industrial

3 - CARTA CAPITAL | A crise econômica mundial e a quarta Revolução Industrial

4 - Folha On Line | Revolução na indústria avança com conectividade e inteligência artificial

5 - BBC BRASIL | O que é a 4ª revolução industrial - e como ela deve afetar nossas vidas

6 - VALOR | Nova revolução industrial vai destruir 5 milhões de empregos até 2020




Exercícios para verificar o entendimento da matéria.

  • Resuma / Disserte com suas próprias palavras o que entendeu sobre o tema acima (Tratados e Convenções Internacionais sobre a defesa do meio ambiente) - Utilize o limite de 1 página com 4 parágrafos. Lembrando: Introdução (1 parágrafo, inaugura, apresenta o assunto) / Desenvolvimento (2 parágrafos - 1 para cada assunto / prós e contras) / Conclusão. (1 parágrafo, traz ideia inicial de novo e finaliza com opinião crítica)
  • SIMULADO / DEBATE ! Leia depois em voz alta para um(a) amigo(a). Ele(a) também leia para Você o resumo dele(a). Em seguir, debatam o assunto. Um deve defender e o outro atacar o tema. Deixe claro o seguinte: 5 minutos para cada um expor suas ideias. 3 minutos para a réplica de cada um. 2 minutos para um terceiro(a) amigo(a) fundamentar a decisão de quem venceu o debate, expondo os motivos.

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Fonte: ProJuris.
Referências Bibliográficas

UOL | Mundo Educação (Agricultura Familiar e Agronegócios)


Info Escola (Convenção de Estocolmo)



Demétrio Magnoli; Regina Araujo. Geografia Geral e Brasil. Paisagem & Território.

Vera Lúcia da Costa Antunes. Geografia: Geografia Econômica do Brasil. Livro 5 - Ciências Humanas e suas Tecnologias. Coleção Objetivo.

Helio Garcia; Reinaldo Scalzaretto; e Tito Marcio Garavello. Geografia. Coleção Anglo.

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