GESTÃO & NEGÓCIOS | O que fazer nas horas livres? EMPREENDER!

"Seja como renda extra, seja como um hobby, muitas pessoas decidem empreender no mercado em paralelo às suas profissões. Especialistas mostram os prós e os contras de não largar o emprego para tocar o novo negócio e quais as chances de dar certo."



Thaizi Morani, docente e palestrante do SENAC, autora de artigos sobre vendas e mentora de negócios diz: "A realização pessoal está muito mais conectada a negócios pelos quais o empreendedor nutre uma paixão, e isso é a grande chave do sucesso desta soma".
05 DICAS para ter um Negócio Paralelo

1 - Determine o tempo em horas que você pode dispor semanalmente para o novo negócio;

2 - Determine o capital que você poderá destinar a este negócio sem comprometer sua subsistência;

3 - Verifique se este capital já está 100% disponível ou se será uma "retirada" mensal de sua renda. Ao fazer esse cálculo, esteja preparado para que o novo negócio não lhe traga retorno financeiro inicial por até 12 meses;

4 - Utilize as dicas anteriores como parâmetro para a escolha de um negócio, selecionando apenas opções que se encaixem exatamente nesses três primeiros critérios;

5 - Por fim, entre as opções restantes, escolha aquelas com as quais você mais se identifica. As que traduzem seus valores pessoais e que lhe trazem a possibilidade de realização e propósito.

Fonte: Thaizi Morani, mentora de negócios.

"Independentemente de quais sejam as razões que o fará começar um negócio, mantendo em paralelo uma renda certa é muito mais fácil. Demanda, no entanto, muito foco e dedicação" - Paulo Castro.

Enquanto isso, Enio Pinto, afirma: "Se já é difícil para o empreendedor que se dedica 100%, imagine para quem empreende apenas nas horas vagas? Porque, por mais que ele seja um bom artesão, vai ter que entender e desenvolver a gestão de negócios".

6 PASSOS para a Decisão de Empreender nas Horas Livres Ter Maior Chance de Sucesso:

1 - Planeje minimamente o negócio e a forma como ele será desenvolvido em paralelo à atividade profissional;

2 - Equilibre o tempo, a energia e os recursos dedicados a cada atividade;

3 - Negocie com a empresa em que exerce sua atividade profissional eventuais ajustes e mudanças na rotina diária, de tal forma a não afetar as obrigações a cumprir e os resultados a entregar;

4 - Pactue com sua família sobre a oportunidade e necessidade dessa dupla jornada;

5 - Avalie continuamente o desenvolvimento e os resultados das duas atividades que estão sendo realizadas em paralelo, a fim de realizar medidas corretivas, se necessário, e mudar de rumo se achar melhor;

6 - Defina antes e conjuntamente com os familiares que dependem de sua renda qual o critério que será usado para saber se já é o momento de deixar o emprego fixo e dedicar-se 100% ao novo negócio: faturamento, resultado líquido, número de clientes.

Fonte: Alexandre Motta.

"Há uma premissa fundamental que precisa ser levada em conta: uma atividade não pode prejudicar a outra. Quando isso começar a acontecer talvez seja o sinal de que o profissional deva tomar uma decisão, optando por uma coisa ou outra" - Alexandre Motta.

4 PONTOS que o Planejamento do Novo Negócio deve Levar em Conta

"Esse planejamento deve envolver duas dimensões: o planejamento do negócio e o planejamento da carreira profissional. Elas devem ser tratadas de uma forma combinada, já que uma necessariamente afeta a outra."

1 - O entendimento do mercado de trabalho e do negócio, de suas oportunidades e ameaças;

2 - O diagnóstico dos pontos fortes e fracos do profissional e do negócio;

3 - Os objetivos que se deseja alcançar no negócio e na vida profissional;

4 - As ações que serão empreendidas para alcançar os resultados desejados. 

Fonte: Alexandre Motta.

Fonte Global: GESTÃO & NEGÓCIOS | O que fazer nas horas livres? EMPREENDER! PME o Guia do Pequeno e Médio Empreendedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Mais Visitados