Jornalismo e a Pós - Verdade: Função e Mudança

Caras(os) leitoras(os)!

Vamos tratar neste post, sobre a função do Jornalismo e sua capacidade de mudança, inseridas no contexto da Pós - Verdade.

Para tanto, vamos recorrer a duas matérias de revistas: 1) Revista Época: O Valor do Jornalismo, de agosto de 2017; e 2) Guia do Estudante - Atualidades, do 2o. semestre de 2017.

A primeira (revista Época) traz de início a carta da redação (Como o jornalismo muda o mundo), assinada por seu diretor João Gabriel de Lima.

O autor afirma que o impacto do jornalismo na era digital se multiplica. Uma matéria em texto, vídeo ou podcast, pode se multiplicar pela Internet. Em tempos de Pós - Verdade, é função do jornalismo, acima de tudo, firmar a base de fatos dos grandes debates nacionais. O autor diz: "é com fatos aferidos e checados que o jornalismo eleva o nível do debate público". É, desse modo, que o jornalismo, segundo o autor, sedimenta o solo da democracia.

Vemos, assim, que o Jornalismo interfere na realidade, com capacidade transformadora de mudar o mundo. É, então, responsável pela checagem das notícias e sua veiculação num mudo que, cada vez mais, se enrola com as "Fake News".

A revista Época ainda nesta edição traz a matéria: "Para que serve o jornalismo", de Eugênio Bucci.

"Por que a imprensa livre é a única defesa da sociedade contra a expansão dos populistas com tendências autoritárias".

Em breve nota, apenas ressalto que a matéria destaca a importância da democracia. E que, assim, finaliza: "Mas quando você lê, como lê aqui, que a liberdade de imprensa é inegociável e que o jornalismo é essencial, não tenha dúvidas, você está lendo a verdade".

Já o Guia de Estudantes, por sua vez, trata do Domínio da Pós - Verdade. E traz o texto: "Em uma época em que as crenças importam mais do que fatos, a disseminação de notícias falsas ganha terreno, impulsionada pela internet, pela polarização política e pela crise de confiança nas instituições".

Portanto, o Jornalismo deve se pautar pela verdade e não por "fakes news" (notícias falsas). Só assim se caracteriza a genuína missão de transformar e mudar o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Mais Visitados