Gestão da Inovação Tecnológica e Negócios: Pós-graduação de especialização IPT


Publicado originalmente no Portal Administradores, veja aqui.

Por Nicholas Merlone 
 
Inovação tecnológica é o ponto nevrálgico do desenvolvimento econômico e razão do êxito de organizações e países. O processo de inovação se trata de um trabalho complexo, em especial numa sociedade como a nossa, onde o setor produtivo, por tradição e por vários motivos econômicos, inova pouco. Nesse cenário: “Enquanto a crise atrasa o país, as empresas mais inovadoras ampliam as parcerias para encontrar novas formas de captar ideias e pulverizar investimentos” (cf. Valor - Jul / 2017). Segundo pesquisa, a porcentagem de empresas que investem mais que 5% da receita líquida em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) aumentou de 20% para 24%. (veja: Valor – Jul / 2017)  

Os governos federal e estadual entendem a necessidade de intervir nesse trabalho e vêm, nas últimas décadas, agindo com a meta de induzir e estimular a inovação no setor produtivo.      

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) é um ator importante no âmbito de C,T & I (Ciência, Tecnologia e Inovação) no Estado de São Paulo e igualmente em todo o Brasil, agindo de modo elementar em 04 (quatro) grandes áreas: inovação, pesquisa e desenvolvimento; serviços tecnológicos; desenvolvimento e apoio metrológico; e informação e educação em tecnologia.
No decorrer de seus mais de cem anos, obteve e desenvolveu uma ampla experiência, elaborando soluções inovadoras para organizações e para o setor público. Tem, assim, ciência dos obstáculos do processo de inovação. É nesse panorama – contribuir para o incremento de inovação no setor produtivo – que o IPT se une aos esforços federal e estadual e lança o presente curso de especialização em Gestão da Inovação e Novas Tecnologias em Negócios.     

Quais são os objetivos do curso?
  • Subsidiar o processo de gestão da inovação no setor produtivo público e privado, em relação à operacionalização desse processo dentro das organizações;

  • Viabilizar o processo de gestão da inovação das organizações apresentando conceitos, incentivos fiscais e ferramentas de apoio à inovação, além de experiências concretas do Instituto, casos de inovação de sucesso em empresas nacionais e internacionais.
Qual é o Público alvo?

Todos os profissionais graduados que tenham interesse em se especializar na área de inovação tecnológica.


Qual é o Programa?        

O programa é composto por 13 disciplinas, totalizando 360 horas-aula, distribuídas em 15 meses. As aulas ocorrerão duas vezes por semana das 19h10 às 22h45. Prevê-se que a periodicidade deste programa seja semestral.

Quem são os Coordenadores?           

A coordenação do programa estará a cargo Prof. Dr. Eduardo Luiz Machado, contando com o apoio do Professor Mestre Edson Schrot (MSE). 

Onde irão ocorrer as aulas?     

IPT – Av. Professor Almeida Prado, 532 – Prédio 56 - Cidade Universitária – Butantã.

Lembre! Para Steve Jobs, a inovação é o molho da Apple. Assim como para Jobs, seja a inovação o tempero de sua empresa.

Mais informações, veja aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Mais Visitados