Blog Desmistificando a Oratória com Dicas Práticas
Por Maria do Carmo Carrasco
O
aprimoramento do processo comunicativo é recomendado a todos que se
interessam pelo desenvolvimento de sua comunicação pessoal e
profissional. Desta forma, é fundamental entender um pouco como é
processada a comunicação e como utilizar a oratória contemporânea no dia
a dia.
Segundo
Toledo (2002), “todo cidadão deve zelar pelo vernáculo, [...] É a
palavra que dá forma final a seu trabalho. Se ele não sabe usá-la com
perícia, [...] não lhe permitem defender, acusar, contestar, exigir,
exortar, tergiversar, persuadir, convencer e negociar com eficiência.
Seu
sucesso na profissão é diretamente proporcional a seu desempenho
linguístico, a sua habilidade de manejar palavras”. Além disso, a
habilidade de comunicar-se de maneira clara e eficaz, de desenvolver
empatia, assertividade e credibilidade no relacionamento interpessoal
são premissas básicas para a criação de um vínculo profícuo e duradouro
entre os participantes do processo comunicacional, o que facilita o
diálogo, o aconselhamento e principalmente a negociação.
É
importante ressaltar que este vínculo está apoiado em quatro
aspectos básicos: disponibilidade para DIALOGAR; habilidade para
ACONSELHAR; ponderação para NEGOCIAR; prática para EXPRESSAR E
REDIGIR. Assim, o homem como um ser social, a todo o momento precisa se
comunicar e se relacionar com o mundo.
Observa-se
assim, que a comunicação é um processo bastante complexo que envolve um
texto constituído por palavras utilizadas na transmissão da
mensagem, comunicação verbal, com um vocabulário específico, e um texto
subjacente, às vezes até mais importante, formado pela expressão
corporal, tom da voz, pela aparência e modo de se comportar, maneira de
pronunciar as palavras e construir e sequencializar as frases,
que demonstram muito da formação, do preparo, da emoção e tantas outras
características do comunicador.
Normalmente,
observa-se dificuldades de entender a pessoa que fala baixo, ou rápido
demais. Quando se conversa com uma pessoa que hesita durante o discurso
ou comete erros de pronúncia e concordância, é difícil acreditar no seu
discurso e algumas vezes chega-se até a desconfiar de sua competência.
Algumas
dessas dificuldades de falar podem ser provenientes de uma falta de
coordenação pneumo-fono-articulatória, que envolve o funcionamento
harmônico entre respiração, produção de som pelas pregas vocais e
modelação do som feito na nossa cavidade bucal e nasal (boca e nariz)
com a influência dos lábios, dentes, palato, língua e bochechas.
É
importante observar que a voz de cada pessoa é muito particular, assim
como as digitais ela é a nossa marca, ela cria a nossa imagem vocal, é
capaz de atrair as pessoas, demonstrar as emoções, sensações e
intenções. Ainda pode-se referir que além da forma como se fala, é
fundamental ter noções básicas de como organizar os pensamentos que
fluem para que estes formem um discurso simples, de fácil compreensão, e
alcance assim, o objetivo de uma comunicação plena.
Para
tanto, é necessário noções básicas sobre a COMUNICAÇÃO EFICAZ E
A ORATÓRIA CONTEMPORÂNEA para a organização das ideias quando as
transformamos em discurso, para conseguir captar a atenção do nosso
ouvinte, revelar o conhecimento sobre o assunto, defender seus pontos de
vista, argumentar e fazer com que as pessoas reflitam e mudem seu
comportamento a partir das propostas indicadas.
Durante
esses momentos de comunicação podem surgir algumas emoções que
funcionam como barreiras para o relacionamento comunicacional, como por
exemplo, o medo, a timidez e o constrangimento, e estas muitas vezes se
manifestam por meio da aceleração das batidas do coração, tremor nas
pernas, suor nas mãos, boca seca, enrubescimento ou empaledecimento das
faces, alterações estas que se manifestam devido a liberação da
adrenalina (hormônio) na corrente sanguínea.
Pode-se
definir a COMUNICAÇÃO como a transferência de informação de uma
pessoa para a outra, e para que esse processo seja completo é necessário
observar também o vocabulário utilizado, se é adequado a circunstância e
ao nosso interlocutor, e analisar na resposta do outro (feedback)
se o que falamos foi entendido e compreendido, e para isso necessita-se
desenvolver uma outra habilidade bastante importante para a comunicação
que é o SABER OUVIR E ESCUTAR.
Porém
além de escutar é necessário saber observar o nosso interlocutor,
pois a EXPRESSÃO CORPORAL é considerada um dos elementos mais
importantes para o processo de comunicação e se manifesta pela linguagem
corporal. A expressão corporal é constituída de movimentos gerais,
gestos, posturas, expressões faciais (principalmente o sorriso e o
olhar), que tem o objetivo de complementar a mensagem.
Cada
pessoa desenvolve ao longo da vida gestos particulares que denotam uma
comunicação espontânea e real. Alguns gestos prejudicam a interação com o
interlocutor, outros reforçam as nossas ideias e estimulam os nossos
ouvintes. A postura do nosso corpo, a harmonia entre os movimentos dos
nossos braços e pernas passam a imagem pessoal e profissional de
que necessitamos para demonstrar segurança.
Desta
forma, a comunicação eficaz, o universo da linguagem, fatos e episódios
relacionados com a interação e o atendimento ao cliente (cidadão
comum), devem ser aprimorados e reformulados.
Sabemos que para sobreviver numa sociedade globalizada e competitiva, é de fundamental importância a realização da reciclagem
de habilidades comunicacionais e o conhecimento dos conceitos da
reengenharia da comunicação para o aprimoramento das atividades
profissionais.
Por isso desejamos a todos uma comunicação eficaz e sucesso sempre!
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