SOCIOLOGIA | Émile Durkheim



 SOCIOLOGIA | Émile Durkheim - Reflexões

O pensador francês inventou a linha sociológica funcionalista, que foca o controle social e a manutenção do poder em pauta.

Resultado de imagem para durkheim

O sujeito somente vai poder agir ao passo em que conhecer o contexto em que se encontra submetido. Deve saber quais são suas origens e as condições de que depende. E, além disso, não vai poder saber sem ir à escola, iniciando por notar a matéria bruta que se encontra lá representada. (Durkheim)

Para Durkheim, há várias semelhanças entre as ciências naturais e as sociais.

Durkheim vivia numa sociedade, onde a escassez de recursos financeiros era um dos maiores problemas.

Segundo Durkheim, a elite se mantém com o poder garantido.

Para o francês, o alto índice de suicídio na Europa de então era um sinal de que a sociedade europeia estava doente.

Para o pensador, a divisão social do trabalho tornava possível a solidariedade, sua grande vantagem. 

Resultado de imagem para tempos modernos chaplin

Carlitos nas engrenagens da fábrica em filme Tempos Modernos
 
"Modern Times (Tempos Modernos, no Brasil e em Portugal ) é um filme de 1936 dos Estados Unidos do cineasta Charlie Chaplin em que o seu famoso personagem "O Vagabundo" (The Tramp) tenta sobreviver em meio ao mundo moderno e industrializado. É considerado uma forte crítica ao capitalismo, stalinismo, nazifascismo, fordismo e ao imperialismo, bem como uma crítica aos maus tratos que os empregados passaram a receber durante a Revolução Industrial." (veja: Wikipédia. Leia mais, aqui)




Resultado de imagem para tarsila do amaral operários


"Operários é um quadro pintado em 1933 por Tarsila do Amaral que representa o imenso número e a variedade racial das pessoas vindas de todas as partes do Brasil para trabalhar nas fábricas, que começavam a surgir no país, principalmente nas metrópoles, como em São Paulo na década de 1930, impulsionando o capitalismo e a imigração. O quadro se encontra no Palácio Boa Vista e faz parte do Acervo do Governo do Estado de São Paulo." (veja: Wikipédia)

Regras do Método
SOCIOLÓGICO DE DURKHEIM

Para o autor, os fatos de origem social (fatos sociais) obedecem a leis imutáveis

1 - A exterioridade | são padrões exteriores aos sujeitos e independem de sua consciência.

2 - A coercitividade |força que submete os indivíduos a seguir normas, regras e valores sociais.

3 - A generalidade | são fatos coletivos e atuam na sociedade.


COMPREENDA COMO DURKHEIM VIA
O FATO SOCIAL E O PAPEL DA EDUCAÇÃO,
DA CULTURA E DAS INSTITUIÇÕES SOCIAIS

Para o pensador, a sociologia deveria abranger os fatos sociais, exteriores e coercitivos aos indivíduos. Para ele, as instituições que guiam a sociedade (direito, costumes, religiões etc.) foram criadas antes e são transmitidas de geração a geração, através da educação.

As instituições sociais (Igreja, Família, Governo etc.) regulam o processo de mecanização da sociedade. Para Durkheim, elas são conservadoras por natureza. 

Fatos sociais: "regras jurídicas e morais de uma sociedade, dogmas religiosos, sistema financeiro e até costumes".

Direito: conjunto de regras e normas, cuja função seria punir aquele que transgride o todo (direito penal).

Mercado: "precisa de uma ética que deve ser mais forte do que a pura lógica econômica." Segundo Durkheim, a função de regulador da ética do mercado deve ser desempenhado através das corporações profissionais. Diferente dos sindicatos, as corporações unificariam as diversas categorias interessadas no processo de produção. Isto é, tanto o dono da fábrica quanto Carlitos e seus colegas.
"A EDUCAÇÃO É UMA
SOCIALIZAÇÃO DA JOVEM GERAÇÃO
PELA GERAÇÃO ADULTA"

Biografia
 
"David Émile Durkheim (Épinal, 15 de abril de 1858 — Paris, 15 de novembro de 1917) foi um sociólogo, antropólogo, cientista político, psicólogo social e filósofo francês. Formalmente, criou a disciplina acadêmica da sociologia e, com Karl Marx e Max Weber, é comumente citado como o principal arquiteto da ciência social moderna e pai da sociologia." - (Wikipédia | Leia mais, aqui)

Fontes:

Tempos Modernos, tempos de sociologia / coord. Helena Bomeny; Bianca Freire-Medeiros. São Paulo: Ed. do Brasil, 2010. (coleção aprender sociologia)

Enciclopédia: sociologia: a ciência que transformou o mundo e nos ajuda a entendê-lo melhor até hoje. 1a. ed. São  Paulo: On Line, 2016. pp. 66-69.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Mais Visitados